Xan adorava corrida, acabou se lesionando e precisou dar uma folga nessa modalidade. Na busca pela recuperação, resolveu experimentar outras atividades, descobriu a bike e a natação, e entrou para o mundo do triathlon.

A preparação para as competições desta modalidade exigem uma rotina intensa, dedicação e sacrifícios, principalmente para atletas de alto rendimento.

A Xan, por exemplo, treina de 2 a 3 vezes por dia, inclusive aos fins de semana.

Nossa atleta garante que todos os esforços valem a pena e a recompensa vem com a superação do próprio limite.

Para se preparar para uma prova, seguir algumas dicas é fundamental

1. COACHING ESPORTIVO

Contratar os serviços de um coach especialista em esporte pode ajudar a organizar a rotina de treinos e manter o foco, equilibrando todos os aspectos da vida do atleta.

2. CALENDÁRIO

Montar um calendário junto com o treinador, direcionando os treinamentos para as provas principais é outro ponto crucial nessa jornada esportiva. No início é comum o atleta querer se inscrever para todas as provas que surgem. Algumas vezes, pode ter de abrir mão de participar de alguma competição de que gostaria, a fim de se preservar para outra mais importante

3. DIETA

A dieta, claro, também influencia na qualidade do desempenho e esse acompanhamento nutricional deve ser feito com um profissional. Xan, por exemplo, sempre manteve bons hábitos alimentares por conta própria, mas estava sentindo muito cansaço nos treinos, o que melhorou bastante quando ela recorreu à orientação de uma nutricionista. Sua dieta é voltada para recuperação e performance

4. FISIOTERAPIA

Já a fisioterapia auxilia na prevenção de lesões e na recuperação, caso elas aconteçam.

Além de seguir todas essas recomendações, Xan faz ainda treinamento funcional e acupuntura, reabastecendo as energias do corpo e da mente.

Nas horas vagas, ela gosta de fazer passeios de bicicleta com os filhos.

Esse ano, Xan vai com tudo para o Mundial, que acontecerá de 14 a 21 de setembro em Chicago, nos Estados Unidos. Vamos todos torcer e mandar vibrações positivas para nossa atleta. Arrasa, Xan!

 

Xan (Alexandra) Figueiredo
Triatleta profissional
Tricampeã Paulista de Triathlon Sprint, Bicampeã Paulista de Duathlon Sprint, Campeã Brasileira de Triathlon Sprint
facebook.com/xan.figueiredo
instagram.com/xanfigueiredo