Os erros mais comuns durante o treinoOs erros mais comuns no treinamento

Por falta de conhecimento ou mesmo de atenção, muitas vezes cometemos erros comuns no treinamento que podem prejudicar nosso desenvolvimento na bike. Para saber reconhecê-los e não correr esse risco, conversamos com Rodney Hoffmann, especialista em treinamento desportivo e técnico da equipe Specialized Hoffmann XCO.

Sono difícil
O sono é o momento mais importante na recuperação de um atleta, sendo fundamental para ganho de performance. Por isso, procure dormir o mínimo de horas necessárias para que o seu corpo descanse. E se estiver com dificuldades para dormir, procure um profissional para identificar a causa e corrigir o problema o quanto antes.

Copiar treinos
Imitar o treino de outros ciclistas, principalmente de profissionais, pode ser prejudicial para o desempenho e para a saúde. Isso porque cada atleta tem suas características e histórico particular. Existe um treino específico para cada atleta, para cada fase da temporada e até para cada fase da vida.

Excesso de volume
O treino de volume deve ser aplicado em modalidades que realmente exigem esse estímulo fisiológico. Porém, muitos ciclistas ainda cometem o erro de exagerar nessa área, o que acarreta um desgaste desnecessário.

Exagerar na intensidade
Assim como o volume, a intensidade também deve ser aplicada na hora certa. Abusar desse tipo de estímulo em todos os treinos não só reduz o desempenho como pode causar lesões. 

Continuidade
O atleta que treina por um período e depois interrompe a sequência do trabalho terá sua performance comprometida. Também não adianta tentar tirar o atraso treinando muitas horas de uma vez. Nesses casos, só um treinador saberá a melhor solução para o problema. Em caso de treinos perdidos por motivos climáticos, a recomendação é compensá-los com treinamento indoor.

Negligenciar outros treinamentos
Há muitos anos, a utilização de musculação e de exercícios funcionais é uma realidade para ciclistas da elite mundial. Ao negligenciar esses estímulos, dificilmente o atleta chegará à sua máxima performance.

Treinar por conta própria
Não ter um treinador capacitado para organizar sua rotina é bastante comum e a receita ideal para gerar estagnação e perda de desempenho. Por isso, busque sempre ajuda profissional.

O maior erro de todos
É a teimosia, que acaba reunindo todos os erros anteriores. Um dos segredos dos vencedores são o respeito e a confiança em seus treinadores. Apenas a disciplina aliada à confiança, à obediência e ao respeito pelo treinador produz o resultado almejado.

Escrita por Gustavo Figueiredo

Fonte: Ativo.com