Antes de mais nada, acredito que essa é uma decisão muito séria a ser acertada entre o atleta e seu treinador. Eu e meus treinadores já chegamos a um consenso: duas semanas de férias dos treinos específicos, o que não significa, no meu caso,  parar completamente, mas sim poder executar os treinos com menos intensidade, menos volume e sem cobranças. Não apenas o corpo, mas a mente também precisa de um descanso, isso significa menos pressão nos treinos e resultados, significa priorizar o tipo de treino que dá prazer e descontração, de maneira leve e divertida, sem forçar e sem culpas.

O corpo e a mente precisam dessa recuperação, o corpo precisa se adaptar a toda a pressão recebida nos treinos intensos e a mente precisa de uma fase leve e sem cobranças, certamente isso será benéfico, deixando ambos, corpo e mente, mais eficientes e também afastando o risco de um “overtraining” (treinamento em excesso, em português).

O período de descanso e a opção por um descanso ativo ou total, irá depender de cada indivíduo e da intensidade do seu treino, entre outros fatores que podem ser avaliados pelo profissional que o acompanha. O importante é respeitar o que for decidido e principalmente tirar proveito desse momento. É hora de priorizar os momentos com a família ou com os amigos, é hora de ficar um pouco mais em casa ou de poder aceitar os convites para festas que muitas vezes são negados. Quando esse período de “férias” passar, voltaremos mais dispostos, com a musculatura, tendões e fibras recuperados e mais distantes de riscos de inflamações ou rupturas. Cautela também ao voltar, o treinador irá dosar o retorno para que volte ao ritmo sem lesões, está aí a importância de contar com bons profissionais.

Boas festas para todos nós e que venha 2016.

 

 

Nome: Alexandra (Xan) Figueiredo

Atleta/Modalidade: Triatleta (migrando do amador para o profissional)

Resumo:
Bicampeã Paulista de Duathlon Sprint (2012 e 2013)
Vice-campeã Paulista de Duathlon Sprint (2014)
Tricampeã Paulista de Triathlon Sprint (2013, 2014, 2015)
Vice-Campeã Paulista de Triathlon Olímpico (2015)
Campeã Brasileira de Triathlon Sprint (2014)
4a colocada no Campeonato Troféu Brasil de Triathlon, na categoria Elite Profissional (2014 e 2015)
7a colocada no Internacional de Santos de Triathlon, na categoria Elite Profissional (2014)

https://www.facebook.com/xan.figueiredo.3?fref=ts  

 https://instagram.com/xanfigueiredo/