No dia 08 do mês de março é comemorado o dia Internacional da Mulher. Data estabelecida para recordar a luta que as mulheres tiveram para conquistar os seus direitos no mundo. Hoje, a data é importante para reforçar o respeito e admiração por elas.

Em comemoração a tantas conquistas, selecionamos 5 mulheres que são um verdadeiro exemplo de empenho, força e dedicação no esporte e que vão inspirar você no dia a dia. Confira:

Fernanda Keller

Brasileira, triatleta e única a disputar o Campeonato Mundial de Ironman por 25 anos, sendo a primeira vez em 1987. Desde então, Fernanda tem diversas premiações no campeonato e é conhecida como um ícone do esporte e premiada pela Forbes a esportista mais influente do esporte.  

Gabrielle Andersen

Corredora de longa distância e suíça. Conhecida pela grande história de superação, ao completar a prova cambaleando e mal se aguentando em pé na primeira maratona Olímpica feminina, em 1984, na cidade de Los Angeles. Por já estar com 39 anos na época, sabia que aquela seria sua última chance de competir, assim, ela persistiu até concluir a corrida. E mesmo não conquistando medalhas, Gabrielle, não parou de praticar esportes e hoje compete em campeonatos de mountain bike.

Aída dos Santos

Brasileira e competidora de salto em altura, Aída é um grande exemplo de superação que, sem nenhum apoio de patrocinadores, treinadores e médicos, completou com êxito todas as provas e conquistou o 4º lugar nas Olimpíadas de Tóquio, em 1964. Além disso, ela foi a única representante na categoria e única mulher em toda a competição a representar o Brasil.

Kathrine Switzer

Americana e primeira mulher a correr na maratona de Boston, em 1968, época em que nenhuma mulher podia correr nas maratonas. Kathrine mostrou-se pioneira e apaixonada por correr desde pequena e, graças a isso, hoje as mulheres podem competir nesta categoria.

Laura Trott

Ciclista olímpica e britânica, Laura enfrentou dificuldades logo no começo da vida, no qual, por nascer com problemas pulmonares, a médica recomendou que tivesse uma vida ativa. Desde aí, praticou natação e logo partiu para o ciclismo onde encontrou sua paixão e ganhou ouro em diversas provas da categoria. Além disso, ela foi uma das que apoiou e incentivou a construção de estruturas que tornaram o ciclismo mais acessível no Brasil.

Essas mulheres são verdadeiros exemplos de força e determinação. Algumas delas, são pioneiras em suas categorias e conquistas, sendo inspiração para muitas outras, que também merecem nosso respeito e admiração. Um excelente dia para todas as mulheres!