7 dicas para sua primeira corrida7 dicas para a sua primeira corrida

Você está há tempos treinando para a sua primeira corrida de rua e, finalmente, a prova para a qual você se inscreveu está chegando. No entanto, para que você complete a competição com sucesso, é importante tomar alguns cuidados básicos, que farão com que o percurso seja completado com mais eficiência. Além disso, com a aproximação do grande dia, algumas dúvidas e preocupações sobre o que esperar da prova podem surgir.

Por isso, reunimos as sete principais dicas que farão com que você chegue bem preparado para a sua primeira corrida. São pontos chaves que fazem com que qualquer corredor de primeira viagem esqueça um pouco a ansiedade da primeira prova e se dê bem na competição que se aproxima.

1. Hidrate-se adequadamente
Ter cuidado com a hidratação é essencial para que você faça uma boa prova. É a ingestão adequada de líquidos que faz com que você tenha um bom rendimento na corrida, uma vez que o seu corpo responde melhor aos estímulos quando está bem hidratado.
Como você ainda é novato nas corridas e fará provas de, no máximo, 10 km, não precisa investir em suplementação durante a prova.

2. Cuidado com o ritmo
Sua ansiedade estará nas alturas na hora da largada. Por isso, preste muita atenção para não imprimir um ritmo nos primeiros quilômetros que não corresponde ao que você treinou. Use um pace conservador por ser sua primeira prova. Faça algo próximo do que foi executado em treinamento.

3. Descanse antes da prova
Procure relaxar na semana da prova. Siga a programação de treinos, mas diminua a sua carga. De nada adianta você querer correr horrores na semana da competição, pois isso só trará resultados negativos, já que o seu corpo ficará cansado. O que era para ter sido feito para a prova já esteve presente nos treinos anteriores. Então, descanse sem peso na consciência.

4. Check-list
Certifique-se no dia anterior ao da corrida que tudo está em ordem. Coloque o número de peito, o chip e a roupa que você vai usar em um mesmo lugar para facilitar a sua organização no dia do evento.

5. Escolha o que você vai vestir
Tenha preocupação com a sua vestimenta. Não use roupas ou tênis novos no dia da prova, para não sofrer com possíveis bolhas ou incômodos. Além disso, cheque a previsão do tempo para a hora da corrida, pois assim você fica sabendo que tipo de roupa você terá de usar.

6. Fique atento ao horário
Procure se programar e cumprir um planejamento em relação ao horário de largada. Não faça nada com pressa e esteja no local da prova com, no mínimo, uma hora de antecedência. Isso faz com que você fique familiarizado com o local da corrida e possa fazer seu aquecimento com calma.

7. Local da largada
Depois de aquecido, se posicione no curral de largada de acordo com o seu ritmo de prova. Na frente sempre ficam os mais rápidos, e lá para traz os que irão correr com maior tranquilidade. Pergunte ao corredor ao lado o pace que ele usa para saber se você está no lugar certo. A largada é sempre mais lenta, por isto mantenha a calma e busque aumentar o ritmo quando os corredores estiverem mais espalhados pelo trajeto.

 

Fonte: https://www.ativo.com/