Quando é hora de atualizar seu veículo de transporte de duas rodas, escolher a bicicleta ideal pode se tornar um pesadelo, especialmente com tantas opções disponíveis atualmente no mercado.

Isso significa que você não deve escolher a primeira bicicleta que encontrar, especialmente se ela for sua primeira bicicleta.

A procura por bicicletas profissionais, com um design sólido e características adicionais, nunca é fácil. Isso requer conhecimento preciso e compreensão sobre o tipo de bicicleta que você deseja ter para si.

Somente quando você souber o que realmente deseja e precisa em sua nova bicicleta, você poderá determinar qual é a bicicleta ideal.

Como escolher a bicicleta ideal para você?

Você pode querer uma bicicleta para treinar, subir montanhas, passear ou mesmo para ir ao trabalho.

Algumas pessoas necessitam de bicicletas mais resistentes para lidar com terrenos difíceis, solavancos, sujeira, raízes e a grama que vem com eles.

Primeiramente, pense sobre seu objetivo ao buscar uma bicicleta para si. Esse é o primeiro passo a ser tomado, permitindo que você escolha o modelo ideal e perfeito para sua situação específica.

Novas ou usadas?

Quando você pensa em comprar um veículo, o pensamento de investir em uma opção usada a um preço mais baixo parece tentadora. Comprar uma bicicleta usada é uma ótima maneira de reduzir seu orçamento, especialmente quando você não precisa dela para finalidades específicas.

Porém, ao comprar uma bicicleta usada, muitas perguntas podem surgir. Quantos quilômetros a bicicleta já rodou? Quantas vezes ela já foi reparada? O reparo regular da bicicleta é necessário? Converse sobre todos esses pontos com o vendedor e faça questão de ver a bicicleta antes da compra final, se possível.

Se não se sentir seguro ou se a finalidade de uso de sua bicicleta for mais intensa ou radical, talvez seja melhor comprar um modelo 100% novo.

Avaliação dos componentes das bicicletas

Inicialmente, aprender sobre a tração da bicicleta é um passo crítico. Esse é o sistema que é responsável por mover a bicicleta para a frente sem comprometer o seu equilíbrio e velocidade.

A tração da bicicleta geralmente consiste em manivelas, correntes, engrenagens traseiras, engrenagens dianteiras, entre outros. Por mais antiga que seja a condição da bicicleta, a tração deve mudar engrenagens sem resistência.

Como iniciante, saber quando certas partes do sistema de tração precisam ser substituídas é uma boa maneira de descobrir quanto dinheiro você gastaria em uma bicicleta. No sistema de tração problemas e uma das peças tendem a sobrecarregar as outras, numa espécie de efeito dominó.

Depois do sistema de tração, você deve inspecionar o sistema de freio, as rodas e a suspensão. Se tudo isso for verificado e ainda assim a bicicleta produzir alguma uma espécie de ruído, entretanto, verifique se os rolamentos no freio dianteiro são estáveis. Como os diferentes ruídos da bicicleta indicam diferentes defeitos em potencial, é sempre útil ter consciência de pequenas falhas nela.

Qual o tamanho ideal?

Se você acabar comprando o tamanho errado de bicicleta, você sempre se sentirá desconfortável e lento ao usá-la. Sem contar que essa escolha pode causar dores em diversos grupos musculares, por conta do estresse.

Perda de equilíbrio, descontrole de velocidade e quedas frequentes também são consequências de um tamanho inadequado de bicicleta.

Por este motivo, é importante levar em consideração cada componente de bicicleta antes de tomar uma decisão final. Esses componentes incluem:

  • Tamanho do quadro;
  • Selim;
  • Posição do pedal;
  • Altura do guidão.

O primeiro passo é tomar as medidas do seu corpo. As pernas devem estar sempre completamente estendidas com uma pequena inclinação nos joelhos para uma posição de condução confortável.

Tipos possíveis ao escolher a bicicleta ideal para você

Você tem à disposição muitos tipos de bicicletas para escolher. Tudo é uma questão de preferência e desempenho, especialmente para iniciantes. É importante lembrar que nem todos os tipos de bicicleta são adequados para trilhas ou aventuras em geral. Comprar um tipo específico de bicicleta permite que você aproveite ao máximo seu design e faz valer o dinheiro que você paga.

Bicicletas de estrada

As bicicletas de estrada são leves e excelentes para a longa distância e a alta velocidade. Uma bicicleta de estrada geralmente vem com características aerodinâmicas que “empurram” a bicicleta para a frente sem comprometer sua velocidade.

Elas também permitem um melhor posicionamento da barra de controle para manter o equilíbrio e a direção.

Bicicletas de montanha

As bicicletas de montanha vêm em versões versáteis. Estas são mais robustas e precisas do que as bicicletas de estrada padrão. Por isso, elas são construídas para andar fora de estrada.

No entanto, você também pode usar uma bicicleta de montanha pela calçada, pois algumas de suas características incluem controle estável e ergonômico.

O sistema de freio, rodas, sela e deslocamento de uma bicicleta de montanha garante um desempenho forte e uma melhor resistência em superfícies irregulares.

Bicicletas híbridas

Bicicletas híbridas são perfeitas para deslocamentos que abordam os dois tipos acima descritos.

A característica que diferencia uma bicicleta híbrida das outras ao escolher a bicicleta ideal é sua engrenagem e o quadro mais altos. A ampla gama de engrenagens e pedais duráveis ​​facilitam o deslocamento para o trabalho, a escola e outros locais.

Não se esqueça também de que o traje é fundamental para usufruir adequadamente da sua bicicleta. Ele é complementar e tão importante quanto qualquer outro aspecto que possa ser considerado na decisão de compra. A roupa para ciclismo adequada assegura o conforto e um desempenho melhor.