A corrida é um dos esportes mais completos, ela exercita e alonga inúmeros músculos do corpo, trazendo milhões de benefícios à saúde física e mental. Por ser uma atividade aeróbica, ou seja, que usa o oxigênio para gerar energia aos músculos, é recomendável para todos os tipos de pessoas. Além disso, a corrida é um dos esportes mais indicados pelos médicos no caso de problemas respiratórios, cardíacos ou até mesmo depressão. 

Correr é um esporte simples, no qual, quem o pratica não precisa de equipamentos pesados ou de ir em locais específicos. O corredor pode tanto correr ao ar livre, em parques ou ciclovias, como também em esteiras ou centros esportivos. 

A corrida tem milhões de benefícios e, por isso, listamos alguns motivos que farão você correr agora mesmo:

Resistência muscular

Por controlar o nível de gordura no corpo, a corrida diminui a flacidez e tonifica os músculos. Assim, quanto mais se pratica, mais se adquire resistência nos músculos, principalmente os das pernas, o que diminui a fadiga e o cansaço. 

Respiração

A corrida fortalece o diafragma e os músculos próximos ao pulmão. Isso acontece em decorrência do esforço exigido, no qual, você exercita mais a respiração e os órgãos relacionados.

Tensão e estresse

Correr aumenta os níveis de endorfina e outros hormônios responsáveis pelo bem-estar, prazer e felicidade. Assim, a prática é recomendável para pessoas ansiosas, que passam por momentos de muita tensão e também com problemas emocionais.

Gordura corporal

Quando uma pessoa corre, o seu metabolismo acelera, desta forma, queimaa gordura mais rápido. E quanto mais o atleta correr, mais o organismo dele será eficiente em queimar essas gorduras, devido ao grau de exigência dos grupos musculares.

Qualidade do sono

A liberação da endorfina também proporciona benefícios ao sono, por promover a sensação de bem-estar e relaxamento. Não só a corrida, como também todos os exercícios aeróbicos equilibram os ciclos hormonais, reduzindo os mecanismos de estresse. Assim, a pessoa tem mais facilidade para “se desligar” na hora de dormir. Além disso, a Associação Americana de Distúrbios do Sono reconhece que esses exercícios são excelentes remédios contra a insônia e outros transtornos que atrapalham o sono.

Como você pode perceber, correr traz diversas vantagens para a pessoa, tanto no aspecto físico, emocional e até profissional. O que acha de adotar a prática ao seu dia a dia?