Não há nada pior do que utilizar um tecido que encharca de suor enquanto você corre, certo? Para nossa sorte, as marcas esportivas estão cada vez mais combinando diversas tecnologias em suas peças para proporcionar bem-estar durante o exercício.

Além de garantir conforto durante o exercício, acertar na escolha evitar uma possível queda no desempenho físico – existem, inclusive, roupas esportivas que prometem otimizar os ganhos durante o exercício.

Para ajudar você a selecionar as tecnologias essenciais de acordo com seu objetivo e época do ano em que treina, veja uma seleção das principais funções encontradas em roupas direcionadas à corrida:

*Isolante térmico: permite que a troca de calor entre o corpo e o meio ambiente seja a menor possível. Quanto menor for o calor perdido, mais energia será canalizada para o movimento realizado, levando a ganhos de performance.

*Respirabilidade: quando o tecido possui alta capacidade de absorver água, como é o caso do algodão, as roupas podem ficar extremamente molhadas durante a atividade física. A peça respirável permite que o suor se transporte para a superfície do tecido, sendo rapidamente evaporado.


*Função bacteriostática: evita a proliferação de fungos e bactérias no material, assim como o aparecimento de possíveis doenças de pele. Mas não confunda essa capacidade com a função bactericida, na qual todas as bactérias são mortas, inclusive aquelas que normalmente deveriam fazer parte do corpo.

*Compressão: ajuda a minimizar a vibração muscular e, assim, evitar a perda indesejada de energia. Também é possível prevenir distensões, cãibras ou reduzir as dores do pós-treino.

*Aumento da microcirculação: os tecidos com essa função possuem minerais que, ao entrarem em contato com o calor do corpo, liberam raios infravermelhos longos que melhoram a circulação sanguínea. Em termos práticos, isso significa que o ácido lático liberado durante o exercício se dispersa mais facilmente, postergando a fadiga muscular e reduzindo a celulite.

*Proteção UV: proteger-se do sol é extremamente importante em esportes outdoor. Daí a importância de adotar roupas com proteção UV, que possuem fios constituídos de materiais capazes de bloquear os raios solares e construídos em tramas bem fechadas.

*Leveza: as peças mais leves geralmente são constituídas de poliamida, mas outros fios também podem garantir essa característica. Durante a produção, é possível calibrar as máquinas para criar tecidos em diferentes espessuras.

 

Fonte: suacorrida.com.br